Tweet |
O japão é um dos países mais desenvolvidos do mundo, cujo território é formado por um conjunto de ilhas banhadas pelo Pacífico, mas o que mais podemos saber?
Que o Japão é um conjunto de ilhas localizado no oriente do continente asiático todo mundo já sabe, que sua geologia é instável e sua história milenar, também.
Hoje, uma potência econômica e industrial, o Japão detém uma infraestrutura moderna e altos índices sociais. Sua cultura é muito particular, com rituais e muito respeito entre os indivíduos que, em sua maioria, desfrutam de um alto padrão de vida.
O Japão começou a ser povoado há muitos anos, mas suas tribos se unificaram muito gradual e lentamente, principalmente pela complicada gestão da Ilha, que era feita por líderes ancestrais e os chamados samurais, que são figuras militares.
Mesmo com essa complexidade na administração, o país teve sua economia e política estáveis por muitos séculos. No final do século XIX a cultura japonesa começou a receber influências de outras e foi instaurada a Era Meiji. O período ficou conhecido pela tentativa de reafirmar a cultura japonesa frente a toda essa influência externa, expandindo o imperialismo japonês, que acabou adentrando outros territórios e militarizando o país, fato que o colocou em conflitos bélicos, sendo a Segunda Guerra o principal deles.
A mudança na história do Japão se inicia justamente com o fim desse episódio terrível da história mundial e sua derrota para os Aliados, liderados pelos Estados Unidos, que enviaram bombas atômicas para destruir o país. O Japão se rendeu e algumas mudanças na economia e política do país foram feitas, dentre as principais a publicação de um documento constitucional que aproximava o regime democrático do país, agora também desmilitarizado e com uma economia de mercado.
São quatro mil o número de ilhas que compõem o território japonês. O Japão se localiza na porção leste da Ásia e é um país insular, justamente por isso não tem fronteiras terrestres, mas seus limites no oceano Pacífico fazem fronteira com os limites marítimos das Coreias, China e Rússia.
O relevo do território é irregular e tem muitas montanhas, sendo o ponto mais alto o Monte Fuji, com mais de 3.700 metros de altitude. Geograficamente, o país se localiza no Anel de Fogo do Pacífico, o que explica a instabilidade geológica que marca o país com constantes terremotos e a presença de vulcões.
O clima é considerado temperado, mas o sul é mais quente que o norte e a chuva costuma ser presente ao longo de todas as estações do ano.
Sobre a demografia, são mais de 120 milhões de habitantes que fazem do país além de populoso altamente povoado, sendo aproximadamente 40 milhões só na capital. A maioria dessa população vive em cidades e possui alto padrão de vida e desenvolvimento humano.
A população japonesa não é muito diversa e conta com poucos imigrantes, mas a expectativa de vida elevada e a baixa taxa de fecundidade já trazem problemas para o futuro do país.