Tweet |
Princesa Mako passa por cima do alvoroço financeiro e muito estresse pós traumático para casar-se com KeiKomuro
Na terça, 26, uma cerimônia contida vai marcar o casamento da princesa Mako com o plebeu Kei Komuro, depois de três anos de noivado sempre cercado por alvoroços e especulações midiáticas que pesaram tanto na saúde mental da sobrinha do imperador que ela desenvolveu, aos 29 anos, TEPT, transtorno de estresse pós-traumático.
Depois do casamento a princesa passará a ser considerada uma cidadã comum porque essas são as regras para mulheres da família imperial que optam por casarem-se com parceiros da plebe. Seu noivo e futuro marido tem nacionalidade japonesa, 30 anos e reside em Nova York, onde trabalha com direito. O casamento será breve e será apenas preencher os papeis e conceder uma entrevista coletiva, como é costume a falta de pompa para casamentos reais. Mako abriu mão de receber um benefício de, se convertido, aproximadamente 7 milhões de reais concedido para as mulheres que abandonam seus lugares na família.
No início o noivado era festejado pelos japoneses, mas uma notícia de um escândalo relacionado a dinheiro envolvendo a futura sogra de Mako, mãe de Kei Komuro, virou praticamente toda a imprensa contra o pretendente plebeu. Sem muitos esclarecimentos da Agência da Casa Imperial, que conduz a vida da família, o boato se espalhou pela mídia com notícias quase sempre meticulosas quando envolvem a família da realeza. A crítica em torno disso feita pelo historiador HideyaKawanishi compara, inclusive, a família real japonesa com a britânica.
Poucos meses depois do noivado em 2017, uma notícia contou sobre uma disputa da mãe de Komuro com seu ex-noivo por razão financeira, já que ele alegava que a família Komuro não lhe havia pago uma dívida de aproximadamente 195 mil reais. O noivo de Mako alega o dinheiro ter sido uma doação e não ter sido emprestado, mas que pagaria o acordo.
O casamento foi adiado algumas vezes para essa preparação. Akishino, pai de Mako disse que sem essa resolução não teria casamento, mas acabou cedendo após comunicado de Mako de que casar-se era necessário.