Tweet |
Entenda as diferenças entre tufões, ciclones e furacões.
O nome que essas tempestades tropicais recebem vai depender da região do planeta em que ela ocorre, mas todos referem-se ao mesmo fenômeno natural de tempestade atípica. O nome furacão é dado quando ocorre na região nordeste do Pacífico ou norte do Oceano Atlântico. Ainda no Pacífico, mas a noroeste, recebem o nome de tufão, e quando a tempestade tropical acontece no Oceano Índico ou ao sul do Oceano Pacífico, aí recebe o nome de ciclone.
Efeitos do tufão Hinnamnor
O sul do Japão foi varrido numa velocidade de quase 300km/h por Hinnamnor. Embora tenha sido a região mais afetada, é esperado que o super tufão ainda atinja outras áreas mais ao norte com chuvas intensas e fortes rajadas de vento.
A formação desse tufão, o primeiro dessa categoria no ano, começou nas Ilhas Ogasawara e foi seguindo seu curso para o oeste sobre as águas quentes. Todo esse combinado de condições fez com que seus ventos atingissem alta velocidade e atingisse Okinawa a mais de 270km/h.
Foi nessa região que, ao misturar-se com uma tempestade tropical, começou a girar em torno desse outro vórtice ciclônico e gerou o que é conhecido como efeito Fujiwhara, alterando sua trajetória. Em dado momento o tufão perdeu sua intensidade e caiu duas categorias, sendo classificado numa categoria 3, mas ainda com ventos de mais de 220km/h e chuvas de 500mm aproximadamente. A expectativa é de que a tempestade que interagiu com o super tufão, a 13W, deve ser tomada por ele percorrendo uma lenta trajetória rumo ao norte pelas águas do Mar da China.
Taiwan também deve ser bastante afetada e as chuvas na ilha devem ser de aproximadamente 350mm e ventos de 90 km/h na capital. Outras cidades ainda, como Nagasaki e Fukuoka também devem registrar rajadas de vento.
Além de Filipinas e Japão, outros países, como a Coreia do Sul, também devem ser afetadas pelo supertufão a partir de terça, dia 06.