Tweet |
Garrafa com mensagem aparece no Havaí depois de 37 anos
Na década de 80 estudantes atiraram 750 garrafas ao mar na costa japonesa. Essa foi a 52ª a ser encontrada
Um experimento feito com adolescentes japoneses em 1984 tratou de colocar mensagens em garrafas de vidroe atirá-las ao mar, com o apoio de uma embarcação patrulheira do Escritório da Guarda Costeira de Choshi. Na última sexta, dia 17, há mais de cinco mil quilômetros de distância de onde fora lançada, a quinquagésima primeira garrafa desse experimento foi encontrada, no Havaí, nos Estados Unidos.
Esses adolescentes eram alunos do ensino médio do Colégio Choshi, que fica a leste da capital japonesa. O objetivo do estudo era relacionado com a investigação e o entendimento das correntes marítimas. As garrafas foram atiradas na corrente Kuroship, que se localiza próxima à Ilha Miyajima
As mensagens foram escritas em vários idiomas, entre eles inglês e português, além do japonês, claro. E o conteúdo delas era um pedido para que entrassem em contato quando encontradas. O destino das garrafas atravessou muitos quilômetros, chegando ao Canadá e até mesmo no Alasca.
Desde 2002 nenhuma outra havia sido encontrada, até essa última mais recente. A 50ª foi recuperada ao sul do Japão, em Kagoshima. Ainda com a mensagem legível, a última garrafa foi encontrada por uma garota de 9 anos, em uma praia do Havaí. O vice-diretor atual da escola diz ter se surpreendido e ficou otimista com o possível aparecimento de outras. Uma das estudantes do clube de ciências responsável pelo envio das garrafas se disse nostálgica com a descoberta.
O recado dessa última começava sob o título de “Investigação de correntes oceânicas”. A carta veio também lacrada na garrafa e solicitava que a pessoa que a encontrasse entrasse em contato com o Colégio Choshi.
De acordo com o que foi veiculado pela imprensa de lá, Abbie Graham é o nome da garota que passeava com sua família numa praia rochosa localizada no HawaiianPark quando encontrou a garrafa. Segundo comunicado da própria escola à imprensa foram 450 lançadas em 1984 e outras 300 no ano seguinte. Desde 1985, portanto, as garrafas foram encontradas em mais de quinze destinos diferentes ao redor do mundo, como por exemplo: Okinawa, Kyoto, China, Washington, Canadá, Filipinas e Ilhas Marshal, no Pacífico central.
Outras histórias
Essas histórias, que mais parecem de cinema, também já aconteceram no Brasil. Em 2006 uma gaúcha encontrou uma garrafa enquanto passeava na costa de São José do Norte, sul do Brasil. Tratava-se de uma mensagem atirada ao mar por um estadunidense que estava de passeio pela Cidade do Cabo, no sul da África, em 2005. A garrafa percorreu mais de 6 mil quilômetros até ser encontrada.
Dentro dessa garrafa a brasileira encontrou uma mantinha, um cartão postal e uma nota de dólar, que era para pagar o selo da resposta. Depois de traduzir o cartão com alguma ajuda, e movida por muita curiosidade, respondeu ao remente e desde então sempre mantiveram contato. Em 2019 ele desembarcou na cidade gaúcha e eles finalmente se encontraram presencialmente.